Cloud Computing

Significa computação em rede (ou em nuvem), em que se usa a internet para trafegar e armazenar dados.

O conceito de computação em nuvem ou (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. 


Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/


Thin client: a ‘computação em nuvem’ do mundo corporativo

     Imagine um computador com poucos (ou nenhum) aplicativos instalados nele. Este é o caso do thin client, também conhecido por cliente magro. Na verdade, trata-se de um computador que trabalha pela rede, neste caso, ligado a outro computador, chamado de servidor, no qual estão instalados o sistema operacional e os programas. É lá que acontece o processamento de todas as atividades das máquinas do usuário. “O thin client adota o mesmo conceito da computação em nuvem, ou seja, a alma do computador, incluindo o seu sistema operacional e os aplicativos, está, na verdade, em um servidor central. Tudo via rede, no caso a intranet coorporativa, ou internet”, compara o pesquisador.
     
    Dentre as vantagens de um sistema computacional composto por thin clients, Vinicius destaca o baixo custo de administração de TI, facilidade de proteção, baixo valor de hardware, além de menor custo para licenciamento de softwares e baixo consumo de energia. Além de ser mais silencioso, gerar menos calor para o ambiente e de ser resistente a ambientes hostis, o thin client não necessita ser substituído com a mesma frequência que um computador convencional, gerando, com isso, menos lixo eletrônico.

    “Poderíamos ter thin clients, por exemplo, na recepção de uma empresa apenas com o sistema de ramais e contato dos funcionários disponível. Teríamos ganhos consideráveis em relação à manutenção, uma vez que não corremos o risco de vírus, pois o computador é virtual e deixa de existir quando o thin client é desligado. Além disso, o computador utilizado pelo usuário é mais barato do que um convencional, custando menos de U$100”, destaca.


Assista a este vídeo que nos fala sobre como é o armazenamento nas nuvens, de forma divertida, apresentada por várias crianças:




Temos várias formas de armazenamento que talvez não percebamos, mas que já as utilizamos:
- O email (com vários Gigabytes de armazenamento)

Segue abaixo uma lista de outros sites que nos oferecem armazenamento de dados "na nuvem":

- Álbuns virtuais para armazenamento de imagens e fotos: Flickr - Picasa -
- Armazenamento de vídeos: Youtube - Vimeo
- Armazenamento de documentos: Google Docs - SkyDrive

Há também vários programas (ou pelo próprio Sistema Operacional) que nos oferecem sincronismo de documentos.
Exemplo: Você pode acessar os dados de uma planilha de sua casa e alterá-la que ela automaticamente, se atualiza no servidor remoto (que está na "nuvem"). Isto serve para dispositivos móveis também

Se você quiser saber um pouco mais sobre os sites citados acima, veja abaixo mais detalhes:


Picasa: Serviço de armazenamento de imagens do Google integrado ao Google+.  Você pode editar e gerenciar suas imagens, podendo torná-las públicas ou privadas.

Segue vídeo de explicação do Serviço





Flickr é um site da web de hospedagem e partilha de imagens fotográficas (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações), além de permitir novas maneiras de organizar as fotos e vídeos. Caracterizado também como rede social, o Flickr permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo. No começo de 2005 o site foi adquirido pela Yahoo! Inc.






O  YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital.                                                             
 Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal, um famoso site da Internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos....               
Possivelmente interessado em expandir o mercado de publicidade de vídeos através de seu AdSense e também em se consolidar como um dos maiores serviços de Internet do mundo, foi anunciada em 9 de Outubro de 2006 a compra do YouTube pelo Google, pela quantia de US$1,65 bilhão em ações. O resultado desta aquisição pode unificar o serviço com o Google Video.


      Segundo pesquisas o Youtube é o 3º site mais acessado do Planeta, atrás apenas do Google e do Facebook, com média de 1 bilhão de acessos diários.
   Para acessar o player de vídeo, arraste o mouse sobre a barra de navegação, aparecerá na forma de slides, momentos do vídeo, para você poder saber para onde pode avançar, ou retroceder. Para ver uma cena, basta clicar na foto e o vídeo carrega para aquele momento que você escolheu.
      Para videos de mais de 1h de duração, há mais uma mudança, irá carregar um pequeno slide, com fotos também, só que mais compactos, aparecendo outra barra, para uma escolha mais precisa.
____________________________________________________________________________________



Vimeo: é outro popular serviço de compartilhamento de vídeo na qual os usuários podem fazer upload de vídeos on-line. O diferencial do serviço é que não permite vídeos comerciais, sendo muito utilizado por comunidades mais artisticas.
Vimeo foi fundada por cineastas que queriam compartilhar o seu trabalho criativo e momentos pessoais de suas vidas. Conforme o tempo passava, as pessoas descobriram o Vimeo e ajudaram a construir uma comunidade de apoio de indivíduos com uma ampla gama de paixões.
Fonte: http://vimeo.com/help/guidelines
____________________________________________________________________________________


Google Docs, é um pacote de aplicativos do Google baseado em AJAX. Funciona totalmente on-line diretamente no browser. Os aplicativos são compatíveis com o OpenOffice.org/BrOffice.orgKOfficeMicrosoft Office, e atualmente compõe-se de um processador de texto, um editor de apresentações, um editor de planilhas e um editor de formulários ...
Ele permite aos usuários criar e editar documentos online ao mesmo tempo colaborando em tempo real com outros usuários.


O Google Docs suporta 15 formatos de arquivos:
  • Microsoft Word (. DOC e. DOCX)
  • Microsoft Excel (. XLS e. XLSX)
  • Microsoft PowerPoint (. PPT e PPTX.)
  • OpenDocument Format (. ODT e. ODS)
  • Adobe Portable Document Format (. PDF)
  • Páginas Apple (. PÁGINAS)
  • Adobe Illustrator (. AI)
  • Adobe Photoshop (. PSD)
  • Tagged Image File Format (. TIFF)
  • Autodesk AutoCad (. DXF)
  • Scalable Vector Graphics (. SVG)
  • PostScript (. EPS,. PS)
  • TrueType (. TTF)
  • XML Paper Specification (. XPS)
  • Tipos de arquivo (. ZIP e. RAR)
Assista ao vídeo onde teremos uma explicação de como é utilizado este serviço




____________________________________________________________________________________

SkyDriveMicrosoft SkyDrive ou Windows Live SkyDrive (antes chamado de Windows Live Folders) é um serviço de armazenamento que faz parte da linha Windows Live da Microsoft
Com ele é possível armazenar e hospedar qualquer arquivo, usando uma Windows Live ID. Também é possível definir arquivos públicos (qualquer pessoa poderá acessar a pasta definida como pública), somente amigos (apenas os amigos podem acessar a pasta definida como para amigos da rede Windows Live), usuários definidos (apenas usuários predeterminados podem acessar a pasta definida para eles acessarem) ou privados (somente o usuário que hospedou poderá acessar a pasta definida). O serviço oferecia 25 GB de armazenamento até 24 de Abril de 2012, hoje apenas 7 GB e carrega arquivos de até 50 MB. A versão final foi lançada dia 21 de fevereiro de 2008.


Assista as facilidades de se usar o Skydrive:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos alunos, deixem seus comentários.
Não use caixa alta e por favor revisem seu texto antes de publicá-lo. Não serão aceitos erros de português. Vou moderar a publicação antes de publicá-la.
Bons Estudos! - Vanusa Viana