Este blog servirá para para o desenvolvimento de Projetos Educacionais. Para que os alunos postem suas pesquisas e também aprendam como se faz para publicar vídeos, slides, fotos, aprendam como se faz um blog cooperativo, como fazer um site através do Google Site, e como opção para revisão de conteúdos e exercícios. Profª. Vanusa Viana Nogueira Godinho.
Primeiro Projeto: Drogas
Objetivo:
Que os alunos ao responderem às várias perguntas e assistir aos vídeos sobre o que a drogra provoca nas pessoas se conscientizem dos problemas, gravidades e aprendam a como se prevenir, dizendo: NÃO ÀS DROGAS!.
Aprendizado dos alunos: salvar imagens, copiar links, fazer pesquisas, análises e resumos do que assistiram.
Métodos:
Perguntas sobre o tema Droga, a pesquisa será através de site de busca e também de várias fontes de pesquisas referente ao tema. Ao escrever a resposta o aluno deverá fornecer a fonte pesquisada.
Assista a um vídeo sobre drogas:
Assista a estes vídeos onde poderão ter uma visão das consequências do uso de drogas.
O perigo do alcool na adolescência
Família, filhos e drogas
Alcoolismo, drogas e dependência
A última carta de um drogado
Finalidades:
A publicação de todo trabalho feito pelos alunos vira fonte de pesquisa para outros alunos, além de levar informações e muita prevenção. Segundo Projeto: Jornal Mural
Objetivos
Com a criação do jornal, objetiva-se expor o que acontece na escola e na atualidade local e do mundo:
- Eventos na Escola: Festa Cultural, Formaturas dos alunos do 9º ano, desfiles estudantis, fanfarras e outros.
- Projetos escolares que são realizados na escola: O Minas Olimpíca, com vários esportes;
- Criar espaços para demonstrar os alunos da escola em destaque, seja nas Olimpíadas de Matemática ou Português;
- Dar cobertura nos trabalhos feitos pelos alunos da escola em projetos como o Proerd (Programa Nacional de Erradicação de Drogas).
- Dar cobertura nos trabalhos feitos pelos alunos da escola em projetos como o Projeto Chuá (COPASA);
- Formar sujeitos conscientes do papel da comunicação e da liberdade de expressão;
- Respeitar os direitos autorais;
- Desenvolver a autoestima;
- Incentivar e favorecer o trabalho colabortivo;
- Respeitar as diferenças;
- Ampliar o vocabulário dos alunos;
- Utilizar as TIC´s para construir e disponibilizar produções dos alunos através de diferentes mídias.
Metodologia
Cada grupo selecionará o nome de seu Jornal, e a logomarca poderá ser a utilizada na Escola (Brasão do município).
Criar-se-á uma grade explicitando a função de cada aluno, ex.: (2 Grupos com 15 alunos em cada grupo. A média de alunos em cada turma é de 30 alunos)
· 2 Apresentadores
· 3 responsáveis pela Edição
· 3 responsáveis pelas fotografias
· 2 responsáveis pela Filmagem
· 3 responsáveis pela reportagem
· 1 coordenador do grupo (aluno)
· 1 diretor (aluno)
O prazo para término da montagem do jornal será de duas semanas. Cada turma fará 2 jornais, sendo que cada turma terá o prazo de duas semanas.
O jornal terá um índice de apresentação, que poderá ser flexível, e o tempo de apresentação será de uma hora. Exemplo:
Índice:
01 - Apresentação (saudação e identificação)
02 - Música de Introdução ao Jornal (como se fosse uma vinheta), que será escolhida pelos alunos.
03 - Informativo (com as reportagens gravadas, que poderão ser entrevistas ou mesmo filmagem de algum evento, ou apresentação de fotos de alguma notícia, apresentada neste caso pelo(a) repórter.
04 – Encerramento (listar os nomes dos apresentadores, a logomarca do jornal e o nome do jornal, nome da Escola, coordenadores e direção)
Público Alvo: Todos os alunos da escola. Obs.: (Será mostrado através de Data show no pátio da Escola.)
Periodicidade: duas vezes por mês (pois cada turma terá 2 jornais)
Duração: 1 hora.
Mídias | Como serão usadas |
Software BR office Impress | - Alunos que finalizaram o Curso de Impress (oferecido pela Escola) |
Material Impresso (Jornais e revistas) | - Os alunos irão folhear para tirar idéias de como colocar as manchetes e as lides. |
Internet | – Para pesquisar notícias atuais, para inserir imagens e também assistir vídeos postos no youtube ou outro site de vídeo com apresentação de algum telejornal ou reportagem no geral. |
MP3 para gravação de voz | - Para que os alunos gravem alguma entrevista, que não seja possível a gravação em vídeo. |
Data Show e computadores | - Os alunos utilizarão os computadores para edição do jornal e o data show para exposição do jornal. |
Câmera fotográfica (filmar e fotografar) | - Para tirar as fotos e gravar as imagens das matérias. |
Impressora | - Para impressão do jornal para exposição no mural da Escola. |
Resultados esperados |
- Espera-se que os alunos desenvolvam o trabalho colaborativo com respeito pelas diferenças, seja de opinião ou de ritmo. - Com o desenvolvimento do Jornal, todos terão seu papel, mas sem deixar de participar. Mesmo tendo desempenhado sua função, todos terão que participar auxiliando uns aos outros. - A apresentação do jornal, vai ao ar, via data show, no pátio da escola. - Através desta apresentação espera-se ter incentivado a leitura, a escrita, a pesquisa e o desenvolvimento da expressão oral dos alunos, aperfeiçoando a objetividade e a clareza da exposição do pensamento. |