Com o Firefox é possível fazer pesquisas diretamente em sítios de busca, sítios de conteúdo tipo dicionários ou enciclopédias, pesquisar uma palavra ou expressão em uma página e nos paineis “Histórico” e “Favoritos”.
Barra de pesquisa
Na barra de navegação, existe um campo editável grande que chamamos de barra de endereço.
Ao lado dessa barra existe uma outra, com um símbolo (geralmente o “G” do sítio Google) e um campo editável.
Nesse campo podemos escrever a palavra ou expressão que queremos buscar no sítio selecionável. Conforme digitamos, o programa sugere algumas palavras de buscas mais comuns na Web. Terminada a digitação do termo que se deseja buscar, basta pressionar a tecla <Enter>.
Para alterar o sítio, ou seja, a ferramenta de busca, clicar-se na seta que aponta para baixo e está do lado do símbolo da ferramenta de busca selecionada.
Fazendo isso, é mostrada a lista de ferramentas de busca disponíveis, como pode ser visto na figura acima.
Clicando na opção “Organizar”, pode-se alterar a ordem em que as ferramentas aparecem. Além disso, pode-se adicionar outras dessas ferramentas clicando na opção “Mais pesquisas”, dentro do diálogo “Organizar”.
Clicando na opção “Organizar”, pode-se alterar a ordem em que as ferramentas aparecem. Além disso, pode-se adicionar outras dessas ferramentas clicando na opção “Mais pesquisas”, dentro do diálogo “Organizar”.
Pesquisando em uma página da Web
Pressionando as teclas <Ctrl+F>, aparece a ferramenta “Localizar” logo acima da barra de status.
Como pode ser visto na figura acima, existe um campo onde digita-se a palavra ou expressão desejada.
Conforme as letras vão sendo digitadas, elas são localizadas dinamicamente no texto.
Se o conjunto de letras não for encontrado, o campo editável fica vermelho. Quando existem várias ocorrências da seqüência de caracteres digitada, pode-se utilizar os botões “Próxima” e “Anterior” para localizar cada uma delas.
O botão “Realçar” permite que sejam destacadas todas as ocorrências no texto em cor amarela.
A caixa de seleção com o nome “Diferenciar maiúsc./minúsc.” permite que se restrinja mais ou menos a pesquisa, fazendo diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas ou não.
Pesquisando no histórico e nos favoritos
Como já foi visto, podemos visualizar o conteúdo do histórico e dos favoritos através de paineis.
Uma facilidade dos paineis é a possibilidade de filtrar o conteúdo mostrado usando a ferramenta “Localizar”, semelhante àquela mostrada acima, com a peculiaridade de ser embutida já no painel.
Quando se deseja buscar sítios que contenham determinada palavra no nome, basta digitar esse nome no campo “Localizar”. Caso nenhum sítio combine com a palavra digitada, o painel aparecerá vazio.
Dicas: para pesquisa:
Maiúsculas, minúsculas ou acentos interessam? As buscas no Google não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas. Todas as palavras, independentemente da forma como forem escritas, serão entendidas como minúsculas. Por exemplo, buscas por "google", "GOOGLE" ou "GoOgLe" trarão os mesmos resultados.
Vamos continuar nossa Aula clique no link a seguir: Adicionando um site a lista de favoritos
- Pesquisa de frase ("")
Ao colocar conjuntos de palavras entre aspas, você estará dizendo ao Google para procurar exatamente essas palavras nessa mesma ordem, sem alterações. A insistência na pesquisa de frases poderá fazer com que você não tenha acesso a bons resultados. Por exemplo, uma pesquisa por[ "Pedro Cabral" ], entre aspas, excluirá páginas que possam se referir a Pedro Álvares Cabral. - Pesquisar uma única palavra exatamente como ela é ("")
O Google emprega sinônimos automaticamente, de maneira que sejam encontradas páginas que mencionem, por exemplo, "catavento" nas consultas por[ cata vento ] (com espaço), ou prefeitura de Porto Alegre para a consulta[ prefeitura de poa ] . No entanto, às vezes o Google ajuda um pouco além da conta, fornecendo um sinônimo quando você não o deseja. Ao colocar aspas duplas em uma única palavra, significa que a correspodência desta palavra deve ser exatamente igual ao que você digitou. - Pesquisa em um site específico (site:)
O Google permite que se especifique de qual site deverão sair os resultados de pesquisa. Por exemplo, a consulta[ iraque site:estadao.com.br ] retornará páginas sobre o Iraque, mas somente dentro do site estadao.com.br. As consultas mais simples[ iraque estadao.com.br ] ou[ iraque Estadão ] geralmente funcionarão com a mesma eficiência, ainda que possa haver resultados de outros sites que mencionem o Estadão. Também é possível especificar um tipo de site, por exemplo[ iraque site:.gov ] somente retornará resultados de sites com domínio .gov, enquanto[ iraque site:.iq ] somente retornará resultados de sites iraquianos. - Termos a serem excluídos (-)
Colocar um sinal de menos antes de uma palavra indica que você não deseja que apareçam nos resultados as páginas que contenham essa palavra. O sinal de menos deve aparecer imediatamente antes da palavra, precedida por um espaço. Por exemplo, na consulta[ couve-flor ] o sinal de menos não será interpretado como um símbolo de exclusão, enquanto que a consulta[ couve -flor ] pesquisará por ocorrências de "couve" em sites que não apresentem a palavra flor. Você poderá excluir quantas palavras desejar, usando o sinal - antes de todas, como por exemplo[ universal -studios -canal -igreja ] . O sinal - pode ser usado para excluir mais do que palavras. Por exemplo, coloque um hífen antes do operador "site:" (sem espaço) para excluir um site específico dos resultados de pesquisa. - Preenchimento de espaços (*)
O asterisco *, ou caractere curinga, é um recurso pouco conhecido que pode ser muito útil. Se você incluir o * em uma consulta, o Google considerará o asterisco como um espaço reservado para termos desconhecidos e tentará encontrar os resultados que melhor corresponderem. Por exemplo, a pesquisa[ Google * ] retornará resultados sobre muitos dos produtos Google (vá para a página seguinte, e para a seguinte -- nós temos diversos produtos). A consulta[ * ganhou oscar de * ] retornará resultados sobre diferentes ganhadores do Oscar. Observe que o operador * funciona somente com palavras completas e não com partes de palavras. - O operador OR
Por padrão, o Google considera todas as palavras em uma pesquisa. Se você deseja que qualquer uma das palavras pesquisadas retornem resultados, poderá usar o operador OR (observe que você precisará digitar OR em LETRAS MAIÚSCULAS). Por exemplo,[ campeão brasileiro 1994 OR 2005 ] retornará resultados sobre qualquer um desses anos, enquanto[ campeão brasileiro 1994 2005 ] (sem OR) mostrará páginas que incluam ambos os anos na mesma página. O símbolo | pode substituir OR. A propósito, o operador AND é o padrão. Portanto, não é necessário.
Vamos continuar nossa Aula clique no link a seguir: Adicionando um site a lista de favoritos
Boa sorte e bom trabalho!